Os hunos possuem cabelos escuros e suas bochechas são cicatrizadas em um ritual na infância. Eles lutam, comem, negociam e até mesmo dormem nos cavalos.
Os hunos eram uma tribo nômade, que surgiu das estepes asiáticas e trouxe destruição a todos os lugares que atacaram. Movidos por um desejo de pilhagem, os hunos enchiam seus inimigos de medo, com ataques relâmpagos violentos em vilas desavisadas. Cavaleiros e arqueiros experientes, eles eram mortalmente precisos com o arco e a flecha em qualquer velocidade.
Acredita-se que Átila tenha nascido por volta de 406 d.C. Em 434, quanto tinha em torno de 30 anos de idade, ele e seu irmão Bleda sucederam o senhorio huno após a morte de seu tio. Apesar da cobiça em saquear riquezas, os registros mostram que os gostos de Átila eram modestos. Ele não estava interessado nas luxúrias da vida romana. Ele comia carne em um prato de madeira. Seu cálice era de madeira, enquanto os convidados recebiam taças de prata. Seu modo de vestir era simples, porém limpo. Observadores notavam que ele não era facilmente entretido.
Seu objetivo não estava nada aquém da conquista absoluta, e as riquezas de Roma eram usadas para a construção de seu espólio. Diz-se que ele pensava que estava destinado a conquistar o mundo. Quando um pastor trouxe uma espada que havia achado no campo para Átila, este se convenceu de que ela era a Espada de Marte (ou Espada de Deus) e que isso era um sinal de que sua supremacia havia sido de algum modo ordenada.
Em 445, Bleda morreu misteriosamente, provavelmente morto por seu irmão, deixando Átila como governante único dos hunos. O Império Romano, então, ficou seriamente preocupado com ele. O imperador Teodósio enviou assassinos para que o matassem, mas estes foram facilmente descobertos. Átila nem sequer se preocupou em matá-los; em vez disso, mandou-os de volta a Constantinopla com novas exigências tributárias.
Os ataques hunos ao Leste Europou foram tão violentos que causaram uma crise de refugiados, levando as tribos bárbaras, como os godos, a fazer alianças com seu próprio inimigo – o Império Romano. O perigo aumentou quando os hunos desenvolveram armas de cerco para conquistar cidades muradas. Em seguida, Átila também ameaçou o Império do Ocidente e, com a ajuda do rei vândalo, Genserico, e um complô dentro de Roma, ele reuniu o maior exército invasor que o império já havia visto. O que se seguiu foram algumas das batalhas mais sangrentas da Idade Antiga, devastadoras para ambos os lados e terminadas em recuos.
Átila se casou com uma bela princesa ostrogoda. Mas na noite de seu casamento, ele morreu misteriosamente, com sangue escorrendo por seu nariz. Álcool? Veneno? Ou simplesmente um esforço excessivo? Qualquer que seja a causa, o grande líder huno e oponente do Império estava morto, e a grande sombra que ele levantou sobre o Oeste havia sido levantada.