Cientistas israelenses anunciam avanço em relação a uma vacina oral contra o coronavírus
Cientistas de Israel anunciaram que estão nos estágios finais de desenvolvimento de uma vacina oral contra o coronavírus. De acordo com os pesquisadores do Instituto de Pesquisas da Galileia, eles estão próximos de produzir um componente ativo para a substância. Os testes em humanos devem começar a partir de 1º de junho.
Os pesquisadores israelenses estão trabalhando na adaptação de uma vacina originalmente desenvolvida para combater a Bronquite Infecciosa das Galinhas. Segundo os cientistas, o vírus que causa essa doença nas aves apresenta uma grande semelhança genética com o COVID-19. A equipe do Instituto de Pesquisas da Galileia afirma que o mecanismo de infecção das duas enfermidades é similar.
De acordo com o Dr. Chen Katz, um dos coordenadores da pesquisa, a vacina original já é capaz de induzir a produção de altos níveis de anticorpos contra a Bronquite Infecciosa das Galinhas. Espera-se que o resultado promissor possa se repetir contra o COVID-19. Segundo os cientistas, como a vacina é oral, sua aplicação seria mais acessível ao público em geral.
O projeto tem financiamento do Ministério de Ciência e Tecnologia de Israel. A pasta já adiantou as aprovações necessárias para facilitar o processo de finalização e comercialização da vacina. A expectativa é que a substância seja produzida e aprovada em 90 dias.
Fonte: Estadão
Imagem: Shutterstock.com