Pesquisa aponta que 35% dos brasileiros não confiam na ciência
Uma estudo realizado em 144 países avaliou a opinião das pessoas sobre a ciência. O Uzbequistão está no topo da lista das nações com mais confiança na produção científica. Já o Brasil ocupa a 111ª posição. No nosso país, 35% dos entrevistados disseram que desconfiam das pesquisas científicas.
O levantamento indicou ainda que 23% dos brasileiros acreditam que a produção científica não traz benefícios para a sociedade. Além disso, cerca de metade dos entrevistados disse que "a ciência discorda da minha religião". Desses, 75% afirmaram que "quando ciência e religião discordam, escolho a religião".
Em todo o mundo, 72% dos entrevistados disseram que têm confiança na ciência. Enquanto isso, 57% responderam que não sabem muito sobre o assunto. O estudo também revelou que pessoas com menor renda familiar têm menos confiança em hospitais e nos sistemas de saúde.
Uma das maiores preocupações dos pesquisadores diz respeito aos movimentos antivacina e à queda nos índices da vacinação. Apesar dessas tendências, 97% dos brasileiros afirmaram que confiam na eficácia e segurança das vacinas. Batizada de "Wellcome Global Monitor 2018", a pesquisa foi realizada pelo Instituto Gallup.
Fonte: O Globo
Imagem: Shutterstock.com