Pesquisadores descobrem substância que transforma o ar em eletricidade
Pesquisadores australianos fizeram uma descoberta que pode revolucionar a produção de energia limpa. Eles encontraram uma substância que converte ar em eletricidade, abrindo caminho para que dispositivos sejam alimentados dessa forma no futuro. Um estudo que detalha o processo foi publicado na revista científica Nature.
Enzima produzida por bactéria
Os cientistas da Universidade Monash, em Melbourne, descobriram que uma enzima produzida pela bactéria Mycobacterium smegmatis converte naturalmente o hidrogênio do ar em eletricidade. Segundo os pesquisadores, essa enzima (batizada de Huc) é uma verdadeira “bateria natural” capaz de produzir corrente elétrica a partir do ar. "Huc é extraordinariamente eficiente. Ao contrário de todas as outras enzimas e catalisadores químicos conhecidos, ela consome até mesmo hidrogênio abaixo dos níveis atmosféricos - apenas 0,00005% do ar que respiramos", disse Rhys Grinter, líder do estudo.
Embora a pesquisa esteja em um estágio inicial, a descoberta do Huc tem potencial para desenvolver pequenos dispositivos alimentados por essa fonte energética, como uma alternativa aos equipamentos movidos a energia solar. Apesar de a enzima não ser capaz de gerar eletricidade no nível de uma usina elétrica, ela poderia ser usada para alimentar aparelhos menores, como relógios e smartphones.
Segundo os pesquisadores, bactérias que produzem enzimas como a Huc são comuns e podem ser cultivadas em grandes quantidades, o que significa que temos acesso a uma fonte sustentável dessas substâncias. “A partir do momento em que produzirmos Huc em quantidades suficientes, o céu será literalmente o limite para usá-la para produzir energia limpa”, afirmou Grinter.