Um dos planetas mais frios já registrados é encontrado perto da Terra

Descoberto pelo telescópio James Webb e batizado de Epsilon Indi Ab, ele fica situado a apenas 12 anos-luz de distância
Por History Channel Brasil em 25 de Julho de 2024 às 13:05 HS
Um dos planetas mais frios já registrados é encontrado perto da Terra-0

Um grupo internacional de astrônomos conseguiu captar diretamente a imagem de um exoplaneta localizado a aproximadamente 12 anos-luz da Terra. Segundo os pesquisadores, o planeta, chamado Epsilon Indi Ab, é um dos mais frios já observados até hoje. A descoberta, feita a partir de dados coletado pelo Telescópio Espacial James Webb, da NASA, é tema de um estudo publicado na revista Nature.

Descoberta surpreendente

O Epsilon Indi Ab é um dos exoplanetas mais frios já detectados diretamente, com uma temperatura estimada em 2°C. Esse planeta tem várias vezes a massa de Júpiter e orbita uma estrela do tipo K batizada de Epsilon Indi A. Ela possui uma idade semelhante ao nosso Sol, mas é ligeiramente mais fria.

Epsilon Indi Ab
Epsilon Indi Ab (Imagem: ESA/Webb, NASA, CSA, STScI, E. Matthews (Max Planck Institute for Astronomy)/Divulgação)

Segundo os astrônomos, o Epsilon Indi Ab é o décimo segundo exoplaneta mais próximo da Terra já descoberto e o mais próximo com massa maior que Júpiter. A descoberta surpreendeu os pesquisadores. "Embora esperássemos captar a imagem de um planeta neste sistema, pois havia indicações de velocidade radial de sua presença, o planeta que encontramos não é o que prevíamos", disse Elisabeth Matthews, líder do estudo e pesquisadora do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha.

"É cerca de duas vezes mais massivo, um pouco mais distante de sua estrela e tem uma órbita diferente do que esperávamos. A causa dessa discrepância permanece uma questão em aberto. A atmosfera do planeta também parece ser um pouco diferente das previsões dos modelos. Até agora, temos apenas algumas medições fotométricas da atmosfera, o que significa que é difícil tirar conclusões, mas o planeta é mais tênue do que o esperado em comprimentos de onda mais curtos", afirmou a pesquisadora.

A equipe acredita que isso pode significar que há uma quantidade significativa de metano, monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera do planeta, que estão absorvendo os comprimentos de onda mais curtos da luz. Isso também pode sugerir a presença de uma atmosfera muito nublada. Os astrônomos esperam detectar outros planetas semelhantes para encontrar possíveis tendências sobre suas atmosferas e entender melhor como esses objetos se formam.

NASA