Nova casa? Pesquisadores dizem que novo exoplaneta poderia ser habitado por nós
Um grupo de cientistas liderado pelo astrônomo Robert A. Wittenmeyer, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, anunciou a descoberta de um novo exoplaneta, o qual, dadas suas características, seria o mais apropriado, entres todos os conhecidos até hoje, para ser habitado por seres humanos. Trata-se do Gliese 832c, planeta que orbita em torno da estrela anã vermelha Gliese 832. Os cientistas o descreveram como uma Superterra, uma espécie de planeta gêmeo da Terra, porém fora do Sistema Solar.
Caso se materialize a possibilidade de o Gliese 832 c se transformar, no futuro, em um planeta substituto, a viagem dos seres humanos seria um desafio a ser vencido, já que o planeta está localizado a 16 anos-luz da Terra - um ano-luz equivale a 9,5 trilhões km e Marte, por exemplo, está a 225,3 milhões de km de nós.
O Gliese 832c tem uma órbita de 36 dias e uma massa pelo menos cinco vezes maior que a da Terra. Seu clima pode ser muito similar ao do nosso planeta, já que recebe de sua estrela aproximadamente a mesma energia que a Terra recebe do Sol.
Especialistas da Universidade de Porto Rico, em Arecibo, responsáveis por estabelecer a relação de exoplanetas habitáveis, questionam-se agora sobre a atmosfera e sua composição global, que podem ser muito diferentes da Terra.
Fonte: La Capital
Crédito: Bruce Rolff/Shutterstock.com