Pingente medieval encontrado no lixo pode conter ossos de um santo
Em 2008, durante escavações em um depósito de lixo da Idade Média, em Mainz, na Alemanha, arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente. Eles encontraram um antigo pingente de 900 anos decorado com imagens de Jesus e Maria. Agora, novas análises apontam que o artefato pode conter fragmentos de ossos de um santo.
Relíquia medieval
Para não danificar o pingente, que é muito frágil, pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM) resolveram aplicar uma tecnologia não invasiva para estudá-lo. Usando tomografia computadorizada, eles descobriram cinco pequenas bolsas feitas de seda e linho dentro do artefato. Cada um continha pequenos fragmentos de ossos, possivelmente pertencente a algum santo (guardar relíquias assim era um costume medieval).
Até o momento, os pesquisadores não conseguiram identificar de quem eram os ossos. "Não podemos dizer se essas lascas de ossos são ou não de um santo e, em caso afirmativo, qual deles. Normalmente, as bolsas de relíquias contêm uma tira de pergaminho indicando o nome do santo. Neste caso, porém, infelizmente não conseguimos encontrá-la", disse Matthias Heinzel, restaurador no Centro Leibniz de Arqueologia (LEIZA). Segundo ele, talvez os pesquisadores consigam encontrar o pergaminho futuramente usando equipamentos de maior resolução.
O exterior do pingente de cobre folheado a ouro mostra imagens de Jesus, dos quatro Evangelistas, de Maria e quatro santas. Apenas três outros recipientes de relíquias desse tipo, chamados de filactérios, são conhecidos até o momento. Seus donos os usavam no corpo, geralmente pendurados no pescoço.