Raro mausoléu da época do Império Romano é descoberto durante obras em Londres
Um mausoléu da época do Império Romano foi encontrado durante obras em Londres, na Inglaterra. A escavação revelou as paredes, o piso interno e os degraus de entrada da estrutura, erguida há cerca de dois mil anos. No centro do mausoléu, encontra-se um mosaico impressionante cercado por uma plataforma elevada.
Mausoléu de luxo
A descoberta foi feita no local onde está sendo construído um complexo residencial e comercial na região de Southwark. Segundo os arqueólogos, trata-se do mausoléu romano mais intacto já encontrado na Grã-Bretanha. Os pesquisadores descreveram a estrutura como "completamente única".
De acordo com um comunicado, o mausoléu originalmente teria abrigado caixões e outros artefatos funerários, mas nenhum deles foi encontrado na estrutura em si. No entanto, o local de escavação ao redor do monumento revelou itens da era romana pertencentes a mais de 80 sepultamentos. Entre os artefatos, estão braceletes de cobre, contas de vidro, cerâmicas e um pente de osso.
Segundo os pesquisadores, apenas os membros mais ricos da sociedade teriam tido acesso ao mausoléu, que pode ter sido utilizado como um túmulo familiar ou pertencido a um "clube funerário", exigindo uma taxa mensal para garantir um túmulo futuro. Os arqueólogos agora examinarão esses itens recuperados para melhor compreender o passado romano do centro de Londres.
O Império Romano ocupou uma parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. Conhecida como Britânia, a província foi conquistada durante o período do imperador Cláudio. Os invasores romanos fundaram Londres, ou Londinium, por volta de 47 d.C