Inicio

Restauro de quadro gigante da Independência impressiona: luz infravermelha, camada de ouro e mais

Detalhes do restauro do quadro "Independência ou Morte", de Pedro Américo, são incríveis
Por History Channel Brasil em 31 de Agosto de 2022 às 17:38 HS
Restauro de quadro gigante da Independência impressiona: luz infravermelha, camada de ouro e mais-0

Um trabalho incrível de restauro reviveu detalhes originais do quadro mais importante do acervo do Museu do Ipiranga, em São Paulo. A obra "Independência ou Morte", de Pedro Américo, passou por quase três anos de recuperação. O "novo" quadro, que tem dimensões impressionantes de 415 cm por 760 cm, fica na entrada do museu, que também passou por obras e está sendo reinaugurado neste mês de setembro de 2022, para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil. 

Restauro do quadro da Independência

Desde 2019 a obra estava sob os cuidados da restauradora Yara Petrella, que realizou o trabalho com sua equipe sem tirar a obra do local onde está desde sua criação - até porque o tamanho do quadro não permitiria uma movimentação tão fácil, uma vez que ele é maior, inclusive, do que as portas e janelas do salão onde se encontra.

 

O processo de restauro envolveu pesquisa e parcerias com o Instituto de Física e Química da USP, o que incluiu uma análise química das tintas usadas e uma varredura na tela com luz infravermelha. Ambos os processos permitiram traçar a origem dos materiais utilizados por Pedro Américo e também a evolução da pintura, com a revelação dos “arrependimentos” do artista, e os retoques feitos por ele durante a execução da tela.

Entre outros detalhes, foi descoberto que o autor mudou a assinatura de lugar.

A moldura também foi reconstruída em vários pontos e sua camada de ouro foi refeita.