Revelado o significado de pênis de 1800 anos desenhado em fortaleza romana
Recentemente, arqueólogos descobriram o desenho entalhado de um pênis nas proximidades da Muralha de Adriano, fortificação romana no norte da Inglaterra. Estima-se que a ilustração tenha cerca de 1800 anos. O grafite teria sido feito por algum brincalhão no ano 207 d.C? Especialistas afirmam que não.
A princípio, pode-se imaginar que a pessoa que entalhou o desenho tivesse alguma intenção humorística ou provocativa. Na verdade, o grafite do pênis tinha conotações positivas. "Os romanos tinham uma interpretação muito diferente da nossa para o falo. Era basicamente uma espécie de símbolo de boa fortuna ou um amuleto para trazer boa sorte", disse Michael Collins, inspetor de monumentos antigos da Muralha de Adriano.
O desenho foi encontrado em uma pedreira, de onde trabalhadores tiravam a matéria-prima para construir a Muralha de Adriano. Na própria muralha já foram descobertos vários outros grafites de pênis anteriormente. Segundo Collins, ilustrações do tipo eram onipresentes na Roma Antiga.
Havia outros tesouros arqueológicos no mesmo local onde o desenho do pênis foi descoberto. Lá, também foram encontrados outros grafites: um deles representa o perfil de um homem. Já outro, cita dois políticos que viveram no Império Romano, Aper e Maximus.
Fonte: IFLScience
Imagens: Jon Allison, Newcastle University/Reprodução e Historic England/Reprodução