Veja a foto com 46 bilhões de pixels da Via Láctea. A maior imagem existente de nossa galáxia
Como seria fazer uma foto do Universo? A resposta fica ainda na imaginação, mas uma boa tentativa foi registrada pelos astrônomos da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha. Eles realizaram a maior imagem astronômica: um retrato da Via Láctea, com 46 bilhões de pixels.
[VEJA TAMBÉM: As 10 imagens mais incríveis que você já viu]
Visualizá-la de uma vez é impossível e foi necessários criar um aplicativo online para isso. A fotografia contém informações astronômicas coletadas durante cinco anos por meio dos telescópios do observatório da Universidade de Bochum no deserto de Atacama, no Chile.
“Se você quisesse mostrá-la em resolução total em telas de TV Full HD, você precisaria de mais de 22 mil telas”, conta Moritz Hackstein, doutorando que conduziu a pesquisa como parte de sua tese, à CBS News.
O objetivo dos astrônomos foi buscar objetos com brilho variável, como estrelas ou sistemas múltiplos. O resultado foi o achado de mais de 50 mil objetos variáveis até então desconhecidos.
(Para ver a foto original através do aplicativo, clique aqui)
A área que os astrônomos observam é imensa e foi preciso dividi-la em 268 seções. Com a ferramenta on-line, qualquer um pode ver a imagem de uma faixa completa da Via Láctea. Além disso é possível fazer buscas por objetos específicos, como uma estrela ou nebulosa.
CLIQUE AQUI E AJUDE A PRESERVAR PAISAGENS INCRÍVEIS.Fonte: Phys.org