Você sabe o que aconteceria se a Terra parasse de girar?
Um portal científico resolveu estudar as consequências diretas de um cenário surrealista, no qual o planeta Terra para de girar completamente.
A Terra gira sobre seu eixo a 1.600 km/h, por isso, tudo aquilo que não estiver devidamente preso à superfície seria expelido nessa velocidade em direção leste. Isso inclui a atmosfera, que geraria ventos extremamente fortes, parecidos com os de uma explosão atômica.
[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]
Imediatamente, surgiriam tsunamis gigantes, que, em menos de um minuto, arrasariam 27 quilômetros de Terra adentro. Além disso, o Sol sairia pelo oeste e se poria ao leste apenas uma vez por ano, enquanto um dia planetário passaria a durar 365 dias normais, com seis meses de sol abrasador, sucedidos por 6 meses de escuridão gélida.
A rotação planetária cria uma força centrífuga que alcança seu maior poder na zona equatorial, onde se cria uma protuberância. Consequentemente, ao ser suspensa, essa região se aplanaria e os oceanos migrariam em direção aos polos, onde a gravidade é mais forte, formando dois super-oceanos e um só continente gigante, no centro do globo.
Por fim, os campos magnéticos terrestres desapareciam ao poucos, expondo o planeta a raios cósmicos letais, que não deixariam nenhuma possibilidade de sobrevivência na Terra.
Fonte: Tech Insider
Imagem: Triff/Shutterstock.com