Inicio

5 coisas que você provavelmente não sabe sobre Jesus

Conheça mitos e verdades sobre a vida de Cristo
Por History Channel Brasil em 24 de Junho de 2021 às 15:56 HS
5 coisas que você provavelmente não sabe sobre Jesus-0

Não é preciso dizer que Jesus Cristo é uma das personalidades mais importantes da história. O que não é redundante falar é que muito do que popularmente se conhece sobre sua vida e obra é impreciso, resultado de alterações sucessivas na transmissão oral, e de mitos que surgiram para preencher lacunas entre as diversas interpretações da Bíblia. Recorrendo às fontes originais, é possível verificar vários dados que se mostram surpreendentes hoje em dia. Estes são alguns deles:

Fatos sobre a vida de Jesus


Jesus não era pobre: pelo contrário, sua árvore genealógica chega até a dinastia de Davi, um dos homens mais ricos da história bíblica. A confusão pode se dar pela imagem de seu nascimento em um presépio, mas isso nada teve a ver com pobreza. Exatamente no dia em que Maria iniciou o trabalho de parto, acontecia em Belém um censo para enumerar todos os que tinham posses na cidade. Ela estava tão cheia e agitada que não encontraram outro lugar para dar à luz senão os fundos de uma estalagem.

Os reis magos não foram ao seu nascimento: Melchior, Gaspar e Baltazar também não estiveram no presépio neste dia. Eles logo viram a Estrela do Oriente, o sinal de que o Messias havia nascido, mas só chegaram a Belém, com seus presentes, dois anos depois.

5 coisas que você provavelmente não sabe sobre Jesus - 1

Jesus foi criado em Nazaré, uma cidade pequena e desprezada: Nazaré tinha entre 200 e 400 habitantes quando José, Maria e o menino Jesus chegaram lá, fugindo da matança ordenada pelo rei Herodes. A cidade aparece apenas no Evangelho de João, do Novo Testamento, e em forma de piada: um homem ouve que o Messias é “Jesus de Nazaré” e se pergunta: “Pode sair algo bom de Nazaré?”.

Jesus não era carpinteiro: o termo grego que designava a profissão de Jesus é tekton. Apesar de sua tradução mais comum ser “carpinteiro”, atualmente, estudiosos explicam que se referia a um artesão ou pedreiro – um trabalho duro que envolvia a construção de alojamentos e o carregamento de ferramentas e materiais pesados.

Os soldados que o crucificaram brigaram por sua túnica: Jesus vestia uma túnica de linho sem costura, de um só tecido de cima a baixo, uma que somente os homens ricos utilizavam. Seu valor era tanto que, depois de crucificá-lo, os soldados apostaram para ver quem a levava.

 VER MAIS


Fonte: Huffington Post
Imagens: Renata Sedmakova/Shutterstock.com e Shutterstock.com