Ruínas de igreja são encontradas submersas em local histórico para cristãos
As ruínas de uma antiga igreja da época do Império Romano foram encontradas na Turquia. A edificação se encontra submersa em um lago na cidade de Iznik, que no passado se chamava Niceia. A localidade ficou famosa por abrigar o Primeiro Concílio de Niceia, que reuniu bispos cristãos no ano de 325.
Vídeo relacionado:
Historiadores e arqueólogos exploram a região há mais de um século. Mas foi apenas recentemente que fotografias aéreas registradas pelo governo turco revelaram as ruínas embaixo d'água. "Faço pesquisas de campo em Iznik desde 2006 e nunca havia encontrado uma estrutura tão magnífica quanto esta", disse Mustafa Şahin, que lidera o departamento de arqueologia da Universidade Bursa Uludağ.
Şahin acredita que a basílica foi construída em honra a São Neófito, que foi martirizado no local no ano 303. Mas, baseado em moedas encontradas no lugar, o arqueólogo sugere que a igreja tenha sido erguida por volta de 390, alguns anos após o famoso concílio.
Ainda de acordo com Şahin, a igreja pode ter sido construída sobre um templo pagão que honrava o deus Apolo, muito antes do surgimento do cristianismo. A estrutura foi destruída por um terremoto no ano 740 e afundou no lago.
Fontes: IFLSCience e Live Science
Imagem: Mustafa Şahin/Lake Iznik Excavation Archive