Capacete do Império Romano é encontrado na Dinamarca pela primeira vez
Uma descoberta arqueológica na Dinamarca revelou algo inédito: fragmentos de um capacete romano foram identificados entre os artefatos de um antigo depósito de armas em Løsning Søndermark, na região de Hedensted. Trata-se da primeira peça do tipo achada no país. Os artefatos vieram à tona durante escavações para a expansão de uma rodovia.
Senhor da guerra
Os fragmentos representam o capacete de ferro mais antigo encontrado no país e, até onde se sabe, o único de origem romana já descoberto em território dinamarquês. "O capacete pode ter pertencido a um senhor da guerra germânico que serviu nos auxiliares romanos, trazendo seu equipamento pessoal para casa após o serviço", explicou o arqueólogo Elias Witte Thomasen. Outra hipótese é que tenha sido saqueado de um legionário durante conflitos próximos à fronteira do Império.
O capacete foi encontrado em meio a uma impressionante arsenal, que inclui mais de 100 lanças, espadas e uma rara cota de malha. A destruição proposital dos objetos antes do depósito sugere um ritual de pós-batalha comum na Idade do Ferro. "A resposta está na natureza dos rituais da época, onde armas e equipamentos militares raramente eram depositados intactos", afirmou Thomasen.
Os fragmentos do capacete, incluindo uma placa de pescoço e uma placa decorada da bochecha, serão exibidos ao público no Museu Cultural de Vejle. "Essas escavações nos deram uma visão única da história de Hedensted, desde o início da Idade da Pedra até a Idade Média", destacou Christian Juel, chefe do departamento de arqueologia do Vejle Museums.