Espada medieval usada em batalha histórica é encontrada com a ajuda de detector de metais
Uma rara espada medieval foi encontrada com a ajuda de um detector de metais por um homem na Polônia. Alexander Medvedev encontrou o artefato nas proximidades de Olsztyn, no norte do país. Especialistas acreditam que a arma tenha sido usada na Batalha de Grunwald, que aconteceu em 1410.
Batalha de Grunwald
A espada foi encontrada junto com sua bainha e outros artefatos, como uma fivela de cinto e duas facas. Apesar de terem ficado enterrados por 600 anos, os objetos encontram- se em bom estado de preservação. Os objetos foram doados ao Museu da Batalha de Grunwald, em Olsztyn.
A Batalha de Grunwald, também conhecida como Primeira Batalha de Tannenberg, aconteceu em 15 de Julho de 1410, durante as Guerras Polaco/Lituano-Teutónicas (1409-1411). Segundo historiadores, a batalha foi uma das maiores da Idade Média. Com o passar dos anos, o evento gerou inúmeras lendas românticas, tornando-se um exemplo da luta contra invasores estrangeiros. Durante a primeira metade do século XX, a história da batalha foi usada tanto em campanhas de propaganda nazistas quanto soviéticas.
Ao todo, dos 39 mil soldados poloneses-lituanos que participaram da batalha, cerca de cinco mil morreram. Do lado teutônico, das cerca de 27 mil tropas teutônicas, 14 mil soldados foram capturadas e oito mil morreram. Os pesquisadores esperam que a espada ajude a saber mais sobre os soldados que participaram da batalha.
Ver Mais:
- Espada "extraordinária" de 3 mil anos usada em ritual é encontrada na Dinamarca
- Esqueleto de soldado medieval é encontrado com espada e facas em lago na Lituânia
- Homem encontra espada de 3300 anos ao procurar cogumelos na República Tcheca
Fonte: Live Science
Imagens: Gabinete do Marechal de Vármia e Mazury/Reprodução e Jan Matejko (1838–1893), via Wikimedia Commons