Inicio
09 / Setembro / 1937
01 / Fevereiro / 2008

Beto Carrero

Por History Channel Brasil em 18 de Maio de 2017 às 19:18 HS
Beto Carrero-0
Caption
BIOGRAFIAS

João Batista Sérgio Murad, mais conhecido pelo nome artístico de Beto Carrero, nasceu em São José do Rio Preto (SP), no dia 9 de setembro de 1937, e morreu aos 70 anos em São Paulo, no dia 1 de fevereiro em 2008. Foi um conhecido artista e empreendedor, idealizador do maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, localizado no bairro de Penha (SC).

Nascido em uma família humilde, Beto Carrero cresceu em uma fazenda onde seu pai era empregado. Desta época, surgiu sua identificação com o mundo dos rodeios e dos caubóis. Com grande talento para comunicação, ainda muito jovem, teve um programa em uma rádio e também tentou a carreira como cantor. A partir de 1955 adotou o nome Beto Carrero, uma homenagem ao seu pai, Alexandre Carrero, que era conhecido por conduzir um carro de bois, em que transportava pessoas e cargas.

 

O sonho de um parque de diversões

Mais tarde, Beto Carrero trabalhou como corretor de anúncios do jornal Folha de São Paulo. A partir dos anos 70, Beto Carrero fazia campanhas publicitárias para grandes clientes como Leite de Aveia Davene e toalhas Buettner. Nas horas vagas, também gerenciava a carreira de alguns artistas. Contudo, sua paixão pela arte falou mais alto, e Beto Carrero montou um grupo para apresentação do seu circo, onde contava a história de um caubói tipicamente brasileiro. Nesta aventura fez muitos amigos, entre eles alguns famosos como Sílvio Santos, Faustão, Gugu Liberato e Xuxa. Na Rede Record estreou um programa de humor com Renato Aragão e Dedé Santana chamado "Os Insosciáveis", que, mais tarde, passaria para a Rede Globo com o nome de "Os Trapalhões".

A Magia está nos olhos de cada criança que vem ao parque.
Beto Carrero

Em uma viagem à Disney World, ao lado de Renato Aragão, outra paixão de Beto Carrero veio à tona: os parques de diversão. Ele, então, passou a planejar a construção de um empreendimento no litoral de Santa Catarina, na cidade de Penha, local considerado estratégico por ele por conta do clima, população, atrativos naturais e também a proximidade com o aeroporto em Navegantes. Beto Carrero começou a comprar terrenos na cidade de maneira sigilosa e trabalhou junto com o governo do estado catarinense para promover a região antes de construir o seu parque. Finalmente, seu empreendimento, o Beto Carrero World foi inaugurado em 28 de dezembro de 1991 e, atualmente, é o maior do tipo na América Latina e um dos maiores do mundo. Além de ser empresário, Beto Carrero também atuou como caubói nos filmes “Os Trapalhões no Reino da Fantasia” (1985), “O Mistério de Robin Hood” (1990), “Xuxa Gêmeas” (2006) e “O Mundo Encantado de Beto Carrero” (2007). Além disso, participou da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, da Rede Manchete, e do programa Dedé e o Comando Maluco (SBT), do circo Beto Carrero World. Ele também fundou o Instituto Beto Carrero e havia criado o Betinho Carrero, a figura de um menino fã de Beto Carrero e que se veste como o próprio.

 

Morte durante cirurgia

É necessário haver mudanças para não haver prejuízos. Beto Carrero

Beto Carrero morreu durante uma cirurgia para a correção de uma válvula cardíaca implantada em setembro de 2007. Dois dias antes de sua morte, ele havia sido internado no Hospital Sírio Libanês por causa de uma infecção. Durante o procedimento cirúrgico, no dia 1o. de fevereiro de 2008, ele morreu por conta de um choque cardiogênico. Beto Carrero deixou três filhos. O velório aconteceu em São Paulo, e o corpo de Beto Carrero foi enterrado em Penha.