Inicio
30 / Agosto / 1972

Cameron Diaz

Por History Channel Brasil em 21 de Agosto de 2015 às 13:37 HS
Cameron Diaz-0

Cameron Diaz nasceu em 30 de agosto de 1972, em San Diego, Califórnia. Ela começou a trabalhar como modelo aos 16 anos e fez campanhas para a Calvin Klein e Coca-Cola. Seu primeiro papel foi em “O Máskara”, com Jim Carrey, e ela estrelou uma grande variedade de filmes desde então, incluindo a comédia existencial de humor negro “Quero Ser John Malkovich” e o drama de época de Martin Scorsese “Gangues de Nova York”. É Cameron também que dubla a voz, na versão em inglês, da princesa Fiona nos longas de animação “Shrek”. Entre outros papéis voltados para a comédia estão “Quem vai ficaar com Mary?”, “As Panteras”, “Tudo para Ficar com Ele”, “Mulheres ao Ataque” e “Annie”.

 

Início da carreira

Cameron Diaz nasceu em 30 de agosto de 1972 em San Diego, Califórnia. Filha de Emilio Diaz, chefe de uma empresa de petróleo cubana-americana de segunda geração, e Billie, descendente de nativos americanos, italianos e alemães, Cameron começou a atuar como modelo quando tinha 16 anos. Sua carreira de sucesso nesse ramo a levou ao Japão, Austrália, Marrocos e Paris, entre outros lugares, e a colocou em revistas como Mademoiselle e Seventeen e em campanhas publicitárias para empresas como Calvin Klein, Coca-Cola e Levi’s. 

Em 1994, Cameron ganhou seu primeiro papel na comédia de ação de grande bilheteria “O Máskara”, protagonizada pelo comediante com cara de borracha Jim Carrey. Sem experiências prévias na atuação, ela tinha feito, originalmente, um teste de elenco para um papel menor no filme. No entanto, acabou sendo contratada para interpretar a cantora e namoradinha do vilão Tuna Carlyle, o papel feminino mais importante do longa. Após o sucesso de “O Máskara”, Cameron foi apontada como a próxima grande promessa de Hollywood e cortejada por muitos cineastas importantes para aparecer em seus projetos. 

Depois de se machucar no set de “Mortal Kombat”, ela passou a fazer filmes menores e independentes como “O Último Jantar” (1995); “Paixão Bandida” (1996), ao lado de Keanu Reeves; “Nosso Tipo de Mulher” (1996), com Ed Burns e Jennifer Aniston; e “Amor Alucinante”, com Harvey Keitel. Cameron fez um retorno bem-sucedido aos filmes mainstream em 1997, recebendo excelentes críticas por seu papel como a noiva concorrente de Julia Roberts na comédia romântica “O Casamento do meu melhor Amigo”. Após estrelar, ao lado de Ewan McGregor no irregular “Por uma Vida enos Ordinária” (1997), Cameron fez um salto para o primeiro time das estrelas de Hollywood com sua atuação cômica na comédia de grande bilheteria “Quem vai ficar com Mary?”, co-estrelando Ben Stiller e Matt Dillon e escrita e dirigida pelos irmãos Peter e Bobby Farrelly.

 

A ascenção

Em 1999, o público viu dois lados muito diferentes de Cameron. Primeiro ela ficou morena para interpretar uma funcionária desleixada de uma pet shop na comédia existencial muito comentada “Quero Ser John Malkovich”, dirigida por Spike Jonze e coestrelada por John Cusack, Catherine Keener e o próprio John Malkovich. Naquele mesmo ano, ela teve uma performance chamativa como a nova proprietária glamorosa e cabeça-dura de um time de futebol americano em “Um Domingo Qualquer”, de Oliver Stone, com Al Pacino e Dennis Quaid. 

Apesar de seu inegável apelo nas bilheterias, Cameron continuou a aparecer em filmes independentes de orçamento relativamente baixo – incluindo a comédia de humor negro “Uma Loucura de Casamento” (1998), “Quero Ser John Malkovich” e o filme de elenco “Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar para Ela” (2000), que foi ao ar no canal de TV a cabo Showtime em 2001 e contava também com Glenn Close, Holly Hunter e Calista Flockhart – assim como projetos mais comerciais. Em 2000, ela estrelou, ao lado de Drew Barrymore e Lucy Liu, uma das três detetives no remake para o cinema da série extrovertida de Aaron Spelling dos anos 70, “As Panteras”.

No início de 2001, Cameron Diaz interpretou uma irmã mais velha e de espírito livre em “Uma História a Três”. Ela também emprestou sua voz, na versão em inglês, para a espirituosa princesa Fiona na animação de sucesso “Shrek”, que contava também com as vozes de Mike Myers e Eddie Murphy. O trio reviveu seus papéis para mais três sequências. Nesse mesmo ano, ela estrelou “Vanilla Sky”, de Cameron Crowe, com Tom Cruise. Em 2002, ela fez a comédia romântica “Tudo para Ficar com Ele” e “Gangues de Nova York”, de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio. No ano seguinte, juntou-se a Liu e Barrymore novamente para a sequência “As Panteras: Detonando”. E, em 2005, estrelou o filme “Em Seu Lugar”, como Toni Colette, baseado em um romance de mesmo nome de Jennifer Wiener, de 2002.

 

Mais projetos

Depois da comédia romântica “O Amor Não Tira Férias” (2006) e da comédia atrevida “Jogo de Amor em Las Vegas” (2008), Cameron mostrou o seu lado mais sério no drama familiar de 2009 “Uma Prova de Amor”. Ela interpretou a mãe de três crianças que se vê em conflito com a filha mais nova, Anna (Abigail Breslin), em relação às suas necessidades médicas. O livro é baseado no romance best-seller de Jodi Picoult.

Os dois projetos seguintes de Cameron foram de ação – o cômico “Encontro Explosivo” (2010), novamente com Tom Cruise, e a adaptação dos quadrinhos “O Besouro Verde” (2011), no qual ela interpreta a secretária engenhosa do herói mascarado (Seth Rogen). Mais comédias se seguiram, e Cameron fez o papel principal de “Professora Sem Classe” (2011) e atuou em “O Que Esperar Quando Você Está Esperando” (2012).

Diaz retornou para papéis mais sérios no drama/thriller “O Conselheiro do Crime” (2013), dirigido por Ridley Scott, antes de voltar para o humor em 2014: ela coestrelou o sucesso de bilheteria “Mulheres ao Ataque” e “Sex Tape: Perdido na Nuvem” – o último com Jason Segel. Na temporada de férias, ela interpretou Ms. Hannigan no remake do musical “Annie”, com Quvenzhané Wallis no papel principal.

 

Vida pessoal

Além de sua carreira como atriz, Cameron é frequentemente alvo dos noticiários por causa de sua vida pessoal. Seu relacionamento de cinco anos com o produtor de vídeos Carlos de La Torre terminou em 1995. Ela namorou o ator Matt Dillon, com quem contracenou em “Quem Vai Ficar com Mary?”, de 1996 a 1998, e depois se envolveu com o ator Jared Leto em 1999. Os dois terminaram em 2003 e ela começou a namorar o cantor Justin Timberlake. Cameron e Justin namoraram por anos até terminarem em 2007. Ela também teve um caso com o jogador do time de futebol americano Yankees Alex Rodriguez. Cameron começou a namorar Benji Madden do Good Charlotte em maio do ano passado e ficou noiva do roqueiro em dezembro. Em um movimento inesperado, os dois se casaram em 5 de janeiro deste ano na casa de Cameron em Beverly Hills. Drew Barrymore e Nicole Richie foram suas damas de honra, ao lado da irmã Chimene Cain e da assistente Jesse Lutz.

 


Imagem: David Shankbone [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons