Pablo Emilio Escobar Gaviria, apelidado de “O Patrão”, nasceu em 1º de dezembro de 1949 em Rionegro, Colômbia. Por meio do tráfico de cocaína para os Estados Unidos e outros países, tornou-se um dos narcotraficantes mais poderosos e um dos homens mais ricos do mundo.
Como líder do Cartel de Medellín, levou adiante uma sangrenta guerra contra o Cartel de Cali. Em 1989, foi responsável pela explosão do voo 203 da Avianca e do edifício do DAS (Departamento Administrativo de Segurança). Em 1991, para evitar a extradição aos Estados Unidos, foi voluntariamente para uma prisão de luxo construída sob medida, conhecida como A Catedral.
Isso não deteve seus negócios e, por isso, cerca de um ano depois, foi levado a outra prisão, da qual conseguiu fugir no final de julho de 1992. Após 15 meses de perseguição, Escobar foi encontrado pelo “Bloque de Búsqueda”, uma unidade de operações especiais da polícia colombiana auxiliada pelos Estados Unidos. Morreu em 2 de dezembro de 1993, quando foi abatido pelo bloque.