Leonard Nimoy foi um ator norte-americano que ficou eternizado pelo seu personagem Spock, em Star Trek. Aposentado do cinema, Nimoy também era poeta, escritor, pintor e se dedicava à fotografia em seus últimos anos.
Esse é o milagre. Quanto mais compartilhamos, mais nós temos.
Ele nasceu no dia 26 de março de 1931 em Boston, nos Estados Unidos, e morreu aos 83 anos, no dia 27 de fevereiro de 2015, em Los Angeles. Nimoy foi vítima de complicações de doenças pulmonares, em sua casa em Bel Air, bairro de Los Angeles. Pouco antes de sua morte, ele foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles, após sentir fortes dores no peito. Nimoy deixou de fumar havia 30 anos e, via twitter, tinha pedido, recentemente, aos seus 808 mil seguidores que fizessem o mesmo.
O fenômeno Star Trek continua a surpreender e confundir-me.
Spock é até hoje um dos mais conhecidos e idolatrados personagens de Star Trek. Ele representava o lado lógico do trio formado por Kirk (William Shatner) e Dr. McCoy (DeForest Kelley). Além de atuar, Nimoy também dirigiu Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock e Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa.
Nimoy apareceu pela última vez na tela em 2013, em Além da Escuridão - Star Trek, reprisando Spock, o personagem vulcano que ele interpretava desde 1966. Ele foi o único ator da série original que participou desta produção. Em 2011, dublou o filme Transformers: Dark of the Moon fazendo o autobot "Sentinel Prime", mentor e antecessor de "Optimus Prime".
Vida longa e próspera.
Personagem Dr. Spock, da série Jornada nas Estrelas
Em 1986, dublou "Galvatron" em The Transformers: The Movie. Nimoy era vegetariano, tinha três filhos e era casado com a atriz Susan Bay.
Imagem: Gage Skidmore [Sob licença Creative Commons], via Wikimedia Commons