Lou Reed foi um cantor guitarrista e compositor norte-americano. Considerado um dos melhores guitarristas da sua geração pela revista Rolling Stone, ele esteve à frente da influente banda The Velvet Underground e, a partir de 1972, retomou a sua carreira solo. Lewis Allan Reed, mundialmente conhecido como Lou Reed, nasceu no dia 2 de março de 1942, em Brooklyn, Nova York, e morreu no dia 27 de outubro de 2013, em Long Island, Nova York.
The Velvet Underground
Não senti a menor peninha de Jim Morrison quando ele morreu.
Ele foi um dos vocais do The Velvet Underground, provavelmente a mais influente banda norte-americana dos anos 60 e início dos anos 70. O grupo teve um impacto sobre rock and roll moderno, que ficou bem acima da proporção em relação à popularidade que alcançou ao longo de sua curta existência. Essa época áurea, que incluiu quatro álbuns de estúdio, citados como maiores influências por várias bandas dos tempos atuais, chegou ao fim em agosto de 1970, quando o vocalista e principal compositor Lou Reed apresentou seu último show com o Velvet Underground, na famoso reduto de rock Max's Kansas, em Manhattan.
No coração da formação clássica do Velvet Underground estava Lou Reed, de Long Island, e John Cale, nascido no País de Gales, que começou a colaborar com o grupo em Nova York, em 1964. O grupo ficou fora do "mainstream" até que foram adotados pelo artista pop Andy Warhol, que insistiu na entrada de sua musa, Nico, na banda. O grupo, contudo, não a aceitou 100% e o álbum de estreia recebeu o nome de The Velvet Underground & Nico (1967). Depois disso, ela deixou o grupo.
Walk on the Wild Side
Os críticos não são pessoas, até eles mesmos sabem que não são gente.
Este primeiro álbum rendeu várias canções conhecidas, como "Heroin", "All Tomorrow Parties" e "Venus in Furs". Ao final dos anos 60, a banda passou por várias mudanças em sua formação, incluindo a saída de Cale, em 1968. O Velvet Underground lançou ainda mais três álbuns de estúdio - White Light/White Heat (1968), The Velvet Underground (1969) e Loaded (1970). Há ainda o álbum Squeeze (1973), lançado após a saída de Lou Reed.
Reed deu início à carreira solo em 1972 e, no ano seguinte, obteve sucesso com "Walk on the Wild Side ". Depois disso, no entanto, sua carreira sofreu altos e baixos e ele se manteve afastado dos sucessos comerciais durante boa parte do tempo.
Em 2013, precisou passar por um transplante de fígado e voltou a ser internado em julho por conta de uma desidratação severa, que o levou à morte no dia 27 de outubro do mesmo ano.