Luke Skywalker foi criado em uma fazenda do planeta Tatooine e deixaria suas origens humildes para se tornar um dos maiores jedis da galáxia em Star Wars. Junto com seus amigos Princesa Leia (também irmã gêmea) e Han Solo, lutou contra o Império do mal, descobriu a verdade sobre seus pais e terminou com a tirania dos Sith.
Luke e Leia só descobriram que eram irmãos quando lutavam pela Aliança Rebelde contra o Império. Eles eram filhos de Anakin Skywalker, um grande Jedi, e a Rainha de Naboo-Senadora da República, Padmé Amidala.
Por ser um Jedi, Anakin não poderia ter uma esposa, mas quebrou essa regra ao se casar em segredo com Padmé. Mais tarde, ele acabou convertido para o lado negro da força, tornando-se Darth Vader. Sua mulher morreu no parto dos gêmeos, mas Vader não soube que as crianças sobreviveram.
Por segurança, os irmãos foram separados. Leia foi criada por Bail Organa, membro da Família Real do planeta Alderaan. Luke foi criado por Beru e Owen Lars, tios de Obi-Owan Kenobi, ex-mestre Jedi de seu pai.
O destino de Luke mudou de forma inesperada aos 19 anos, quando ele comprou dois robôs, R2-D2 e C-3PO. Eles carregavam uma mensagem da Princesa Leia para Obi-Wan. Até então, o garoto sequer sabia o que significava a força. Ele encontrou Obi-Wan, que contou a Luke que seu pai foi morto por Darth Vader e também deu ao rapaz o sabre de luz que pertencia a Anakin. De início, Luke não se interessou pela causa dos rebeldes, mas mudou de ideia assim que as tropas imperiais mataram seus pais adotivos.
Luke é um dos personagens icônicos de Star Wars, interpretado na trilogia original pelo ator Mark Hamill. No episódio de O Império Contra-Ataca, Luke é atacado por um monstro do gelo chamado Wampa. A cena foi criada para justificar as marcas no rosto do ator, que sofrera um grave acidente de carro.
Ao contrário do seu colega de elenco Harrison Ford, que interpretou Han Solo na trilogia original, a carreira como ator de Hamill não deslanchou em Hollywood. Nascido em Concord, na Califórnia, no dia 25 de setembro de 1951, ele participou de algumas apresentações na Broadway, mas passou a se dedicar à dublagem. Ficou conhecido pela voz de Coringa, na série animada Batman.
Imagem: Shutterstock.com