A história de Erick Hanussen, o vidente nazista
Por Thiago Gomide do Tá na História
Parceria HISTORY e Tá Na História
O judeu Erik Hanussen era mega carismático. Performático, conseguia atrair a atenção até dos mais desatentos.
Hanussen trabalhava com a magia. Com o mistério.
Hanussen, nesse campo, foi um dos melhores. Cresceu na carreira enganando pessoas. Falando que desvendava o futuro. Dava provas, claro, que conhecia o mundo daqueles que lhe consultavam.
Quer um exemplo de safadeza que pegava?
Em espetáculos, ele pedia que as pessoas anotassem datas aleatórias em papéis, que ele diria o que aconteceu de importante naquela circunstância.
Era inevitável que alguns da plateia falassem mais alto. Esses eram valorizados na hora de serem selecionados. A galera aplaudia quando Hanussen repetia as palavras como se fosse uma novidade.
Muitos fatos fizeram a fama de Hanussen. Muitos fatos fizeram famosos e poderosos irem ao encontro de Hanussen.
Ele, que foi acusado de estelionato por causa das vidências, conseguiu dizer o que estava no bolso do juiz.
Certa vez, Hanussen revelou que um bandido, vestido da tal forma, estava na estação de trem X com dinheiro roubado. A polícia foi lá e fato que o camarada estava.
Quer saber mais maracutaias de Hanussen? Quer saber como ele encontrou Hitler? Quer saber como o vidente influenciou o nazismo? Aperta o play, vai!
Em abril de 1933, o vidente foi encontrado e fuzilado. Ele foi sequestrado por soldados da Gestapo e assassinado.
Isso ele não previu.
***
Fica aqui o convite pra se inscrever no canal. Têm muitos vídeos sobre curiosidades históricas.
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.
IMAGEM: University of Michigan / Special Collections Library