Andre Matos, que foi vocalista do Viper, Angra e Shaman, morreu em 8 de junho de 2019. Ele sofreu um infarto, aos 47 anos. Além de seu trabalho no heavy metal, o cantor também tinha formação em regência orquestral.
O músico começou a tocar piano ainda na infância. Na adolescência, ele passou a fazer parte do Viper. Com ele nos vocais, a banda gravou os discos Soldiers of Sunrise (1987) e Theatre of Fate (1989). Os álbuns fizeram sucesso principalmente no Japão e na Europa.
Depois disso, Andre Matos largou o Viper para se concentrar na faculdade de música. Nessa época ele conheceu Rafael Bittencourt, com quem formou o Angra, em 1991. Os discos do Angra venderam mais de um milhão de cópias. Nos anos 1990 ele chegou a ser cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden.
Ao sair do Angra, em 2000, ele fundou o Shaman. Nesse período Andre Matos também desenvolveu o projeto Virgo junto ao guitarrista e produtor alemão Sascha Paeth. Em 2006, ele partiu para a carreira solo. Nos últimos anos ele participou de uma turnê comemorativa com o Viper e voltou ao Shaman.
Imagem: Raúl Ranz, via Wikimedia Commons