Inicio

Cozinheira e apresentadora Palmirinha Onofre morre aos 91 anos

Muito simpática e talentosa, ela ficou conhecida por apresentar quadros de culinária em programas de TV
Por History Channel Brasil em 07 de Maio de 2023 às 14:03 HS
Cozinheira e apresentadora Palmirinha Onofre morre aos 91 anos-0

A cozinheira e apresentadora de TV Palmirinha Onofre morreu em 7 de maio de 2023, aos 91 anos, em São Paulo. De acordo com a família, ela não resistiu a problemas renais crônicos. Muito simpática e talentosa, ela ficou conhecida por apresentar quadros de culinária em programas como Note e Anote e Mulheres.

Início difícil

Nascida em Bauru (SP), Palmirinha aprendeu a cozinhar com a mãe e com a avó italiana. A futura apresentadora teve uma infância difícil: como seus pais tinham poucas condições financeiras, aos 7 anos foi morar e trabalhar em São Paulo, como dama de companhia de uma francesa. Aos 14 anos, ela teve que voltar para casa, pois seu pai havia morrido e ela teria que ajudar a criar os irmãos.

Aos 16 anos, Palmirinha descobriu que a mãe, com quem tinha um relacionamento complicado, a havia vendido para um fazendeiro da região. Quando ela viu o homem em sua cama, pediu socorro e foi salva por uma tia.  Três anos depois ela aceitou se casar com o namorado porque queria sair da casa da mãe.

Palmirinha dizia que não teve um casamento feliz. Segundo ela, seu marido era violento e agressivo. Após 20 anos, ela se separou e passou a cuidar sozinha das três filhas. Nessa época, ela começou a fazer quitutes para vender. 

A entrada de Palmirinha na TV aconteceu por acaso ao participar de uma edição do programa de Silvia Poppovic com o tema "criei os filhos sozinha".  Palmirinha havia presenteado Silvia com uma cesta de salgadinhos e a apresentadora elogiou ao vivo a qualidade dos petiscos. Após o sucesso de sua participação, ela foi convidada por Ana Maria Braga para trabalhar no programa Note e Anote, da TV Record, em 1993.

Palmirinha permaneceu como colaboradora do Note e Anote por mais de cinco anos ensinando a preparar receitas. Em 1997 a culinarista recebeu uma proposta da TV Gazeta e passou a atuar como colaboradora dos programas Mulheres e Pra Você. Na emissora, Palmirinha também comandava o programa TV Culinária, onde mostrava o passo-a-passo de receitas e tirava dúvidas dos telespectadores. 

A cozinheira deixou a TV Gazeta após 13 anos. Em 2012, ela foi contratada pelo canal de TV a cabo Bem Simples, do grupo Fox, onde passou a apresentar o Programa da Palmirinha, que apresentou até 2015. Após passar algum tempo afastada, ela voltou à televisão como jurada do programa de culinária Chef ao Pé do Ouvido, na GNT, entre 2018 e 2023.

Imagens
Instagram/Reprodução