A terceira data mais importante para o comércio no Brasil, o Dia dos Namorados, surgiu no país no dia 12 de junho de 1949, em São Paulo. A conceituada loja Clipper foi a primeira a aderir à novidade no mês de junho, época em que não havia nenhuma data importante para alavancar as vendas no comércio. A ideia foi de João Agripino da Costa Dória Neto, mais conhecido como João Dória, da empresa publicitária Standart Propaganda. Ele criou o slogan "não é só com beijos que se prova o amor" para incentivar os casais apaixonados a celebrar uma data especial.
A ideia teve como inspiração o Dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro em vários países do mundo, como Inglaterra e Estados Unidos. João Dória preferiu a data de 12 de junho no Brasil por ser a véspera da celebração do dia de Santo Antônio de Lisboa, conhecido como o Santo Casamenteiro. Pela iniciativa, a empresa de João Dória conquistou um prêmio de agência do ano.
Ainda foram necessários alguns anos para que a data do Dia dos Namorados ganhasse popularidade e trouxesse altos lucros aos comerciantes. Hoje, só perde em vendas para o Natal e o Dia das Mães.
Além de publicitário, João Dória também foi deputado federal pela Bahia em 1962, mas teve seu mandato cassado pelo Regime Militar. Ele se exilou na Inglaterra, onde obteve um PhD em psicologia. João Dória nasceu em Salvador em 1919 e morreu em São Paulo, em 2000, aos 81 anos.
Imagem: ilolab / Shutterstock.com