Em 12 de junho de 1817, o barão Karl Freiherr von Drais apresentou publicamente sua invenção, a draisiana. O veículo de duas rodas foi um precursor das bicicletas. A demonstração aconteceu em uma estrada na cidade de Mannheim, na Alemanha.
Na draisiana a tração era fornecida pelos próprios pés, por meio de empurrões do condutor contra o solo, semelhantemente ao que se faz num patinete. Não tardou até que fosse desenvolvido um modelo com pedal na roda dianteira, que foi chamado de velocípede. Foi o primeiro veículo desse tipo que conquistou sucesso comercial.
Drais foi inspirado, pelo menos em parte, pela necessidade de desenvolver um veículo que não dependesse do cavalo. "Em tempo de guerra", escreveu ele, "quando os cavalos e sua ração frequentemente se tornam escassas, uma pequena frota de tais carroças poderia ser importante, especialmente para envios de curta distância e para transportar feridos".
Vários fabricantes na França e na Inglaterra fizeram suas próprias draisianas durante sua breve popularidade. Os usuários preferiam transitar com seus veículos em calçadas lisas, ao invés de percorrer estradas irregulares. Incidentes com pedestres fizeram com que muitas cidades adotassem leis proibindo seu uso.
Imagem: Gun Powder Ma, via Wikimedia Commons