A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada em 24 de outubro de 1945. Criada após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, um de seus principais objetivos foi o de impedir outro conflito como aquele.
A entidade é financiada com contribuições voluntárias dos países-membros. Além da manutenção da segurança e a paz mundial, entre suas atribuições também está a promoção dos direitos humanos, o auxílio ao desenvolvimento econômico e progresso social, proteção do meio ambiente e o fornecimento de ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Na época de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros, hoje são 193. O número de integrantes cresceu bastante após o grande processo de descolonização na década de 1960, ocorrido principalmente na África, Ásia e Oceania.
Após o término da Guerra Fria, a ONU assumiu as principais missões militares e de paz ao redor do globo, com diferentes níveis de sucesso. Alguns analistas afirmam que as Nações Unidas são uma força importante para manter a paz e o estimular o desenvolvimento humano, enquanto outros adjetivam-na de ineficiente, corrupta ou tendenciosa.
Imagem: Cancillería Ecuador, via Wikimedia Commons