Em um dia como este, no ano de 1939, uma bomba explodia um um pilar, atrás do palanque, onde Adolf Hitler havia recém terminado um discurso, em Munique. A bomba explodiu 12 minutos depois que Hitler terminou de falar. O líder nazista não se machucou, mas 7 pessoas morreram e outras 63 ficaram feridas.
O autor do atentado foi Johann Georg Elser, um alemão opositor ao regime de Hitler. Ele foi preso antes mesmo de a bomba explodir, quando tentava atravessar a fronteira para a Suíça. Elser estava preso no campo de concentração de Dachau, em 1945, quando Hitler deu a ordem para a sua execução. Ele foi assassinado com um tiro, no dia 9 de abril, época em que a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial era iminente.
O discurso de Hitler naquele dia 8 de novembro de 1939 era em comemoração ao 16o. aniversário da desastrosa tentativa de golpe de estado que o partido nazista planejou contra o governo da região alemã da Baviera, em 1923. O fato, que ficou conhecido como "Golpe da Cervejaria", levou Hitler e outros seguidores para a cadeia. Hitler foi condenado a cinco anos de prisão, mas cumpriu apenas nove meses. Neste tempo, ele escreveu o livro Mein Kampf ("Minha Luta").
Imagem: , via Wikimedia Commons