O índice Dow Jones Industrial Average (DJIA), criado em 1896, é um dos principais indicadores dos movimentos do mercado dos Estados Unidos. Seu cálculo é baseado na cotação das ações das 30 maiores empresas do país. Em 8 de julho de 1932, durante a Grande Depressão, ele atingiu seu nível mais baixo. Naquele dia, o índice perdeu 89,2% de seu valor.
Este evento foi sintomático de uma década de incerteza econômica que foi causada pela quebra da bolsa de valores, em 1929, quando os preços das ações dos EUA caíram drasticamente. Isso resultou em uma grande queda no consumo, afetando a produção industrial e causando desemprego em massa. A economia dos EUA e do resto do mundo foram prejudicadas pelos próximos dez anos.
Os resultados econômicos do país melhoraram com o tempo, e os historiadores continuam a debater as causas dessa recuperação. Alguns creditam as melhorias à influência das iniciativas do New Deal do presidente Franklin D. Roosevelt - medidas que que tiveram o objetivo de estabilizar a economia e incentivar a confiança do consumidor.
Outros acreditam que o aumento da produção industrial resultante dos preparativos para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial alimentou a recuperação. Qualquer que tenha sido a causa, ficou claro que na época em que os Estados Unidos entraram no conflito sua economia havia se recuperado de forma praticamente integral.
Imagem: Livraria do Congresso/Domínio Público