Provavelmente a mais influente banda norte-americana dos anos 60 e início dos anos 70, o Velvet Underground teve um impacto sobre rock and roll moderno, que ficou bem acima da proporção em relação à popularidade que alcançou ao longo de sua curta existência. Essa época áurea, que incluiu quatro álbuns de estúdio, citados como maiores influências por várias bandas dos tempos atuais, chegou ao fim em um dia como este, no ano de 1970, quando o vocalista e principal compositor Lou Reed apresentou seu show com o Velvet Underground, na famoso reduto de rock Max's Kansas, em Manhattan.
No coração da formação clássica do Velvet Underground estava Lou Reed, de Long Island, e John Cale, nascido no País de Gales, que começou a colaborar com o grupo em Nova York, em 1964. O grupo ficou fora do "mainstream" até que foram adotados pelo artista pop Andy Warhol, que insistiu na entrada de sua musa, Nico, na banda. O grupo, contudo, não a aceitou 100% e o álbum de estreia recebeu o nome de The Velvet Underground & Nico (1967). Depois disso, ela deixou o grupo.
Este primeiro álbum rendeu várias canções conhecidas, como "Heroin", "All Tomorrow Parties" e "Venus in Furs". Ao final dos anos 60, a banda passou por várias mudanças em sua formação, incluindo a saída de Cale, em 1968. O Velvet Underground lançou ainda mais três álbuns de estúdio - White Light/White Heat (1968), The Velvet Underground (1969) e Loaded (1970). Há ainda o álbum Squeeze (1973), lançado após a saída de Lou Reed.
Clique aqui e saiba mais sobre a história de Lou Reed
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons