O renomado educador brasileiro Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, aos 75 anos, de um ataque cardíaco, em São Paulo. Seu trabalho revolucionou a maneira como se pensa sobre educação, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Ele ficou conhecido por desenvolver uma abordagem educacional centrada na conscientização e na libertação, conhecida como "pedagogia do oprimido".
Alfabetização popular
Nascido em Recife (PE), no dia 19 de setembro de 1921, Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização.
Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943 para cursar a Faculdade de Direito, mas também se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem. Apesar disso, nunca exerceu a profissão e preferiu trabalhar como professor numa escola de segundo grau, lecionando língua portuguesa. Em 1946, Freire foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres.
Em 1961, tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e, no mesmo ano, realizou junto com sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular. Seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias.
Sua obra mais conhecida, "Pedagogia do Oprimido", publicada em 1970, argumenta que a educação não deve ser um processo de transmissão passiva de conhecimento, mas sim um diálogo crítico e transformador entre educador e educando. Freire acreditava que a educação poderia ser uma ferramenta de empoderamento para os oprimidos, ajudando-os a compreender sua realidade social e política e capacitando-os a agir para mudá-la.
Uma das ideias centrais de Freire é a noção de "conscientização", que envolve uma tomada de consciência crítica das estruturas de poder e das injustiças sociais. Freire também desenvolveu práticas concretas de alfabetização de adultos no Brasil, durante os anos 1960. Seu método, conhecido como "Método Paulo Freire", era baseado na valorização da experiência de vida dos alunos e na utilização de palavras geradoras que estavam relacionadas aos seus contextos sociais e culturais.
A influência de Freire ultrapassou as fronteiras do Brasil e sua obra é estudada e aplicada em contextos educacionais ao redor do mundo. Sua abordagem pedagógica continua a inspirar educadores que buscam promover a justiça social e a transformação política por meio da educação.