Inicio

Morre o renomado produtor musical Arnaldo Saccomani

Além de ter trabalhado com artistas como Os Mutantes, Tim Maia e Ronnie Von, ele se destacou como jurado de programas de TV
Por History Channel Brasil em 21 de Agosto de 2024 às 18:27 HS
Morre o renomado produtor musical Arnaldo Saccomani-0

O renomado produtor musical Arnaldo Saccomani morreu em 27 de agosto de 2020, aos 71 anos, por complicações causadas pela diabetes e insuficiência renal. Ele teve uma carreira prolífica na indústria da música, marcada por seu talento na descoberta e desenvolvimento de novos talentos, além de sua participação como jurado de programas de TV. Entre os artistas com quem trabalhou estão Os Mutantes, Tim Maia e Ronnie Von.

Carreira eclética

Arnaldo Saccomani começou sua trajetória musical cedo, tocando guitarra em uma banda cover dos Beatles. No fim da década de 1960, ele passou a trabalhar como assistente do produtor Manoel Barenbein na gravadora Philips. Nessa época, Saccomani ajudou no início da carreira de Ronnie Von, de quem também foi parceiro em sua cultuada fase psicodélica.

Em 1970, Saccomani produziu dois álbuns que se tornariam clássicos da música brasileira: A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado, d'O Mutantes, e o disco de estreia de Tim Maia. Nos anos seguintes, ele participou de projetos como o disco Na Rua, na Chuva, na Fazenda, de Hyldon, além de ter contribuído com trilhas sonoras de novelas da TV Tupi, como "Mulheres de Areia" e "Beto Rockefeller". 

Na década de 1980, Saccomani trabalhou com artistas mais populares, incluindo Angélica, Mara Maravilha, Maurício Mattar e Rosemary. Nos anos 90, foi um dos produtores responsáveis por lançar os grupos de pagode romântico que dominaram a cena musical. Ele também lançou o Grupo Carrapicho e contribuiu com o sucesso da música "Florentina", de Tiririca. Além disso, Saccomani, ajudou os Mamonas Assassinas a serem contratados por uma grande gravadora.

Além de seu trabalho como produtor, Arnaldo Saccomani também se destacou como um dos principais descobridores de talentos do Brasil. Ele foi jurado de programas de calouros e reality shows musicais como "Ídolos" e "Qual é o Seu Talento?", onde sua opinião crítica e técnica ajudou a revelar novos artistas para o grande público. Sua figura de jurado sério e exigente ficou marcada na memória do público.

Imagens
Sergio Savarese (CC BY-SA 2.0), via Wikimedia Commons - https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.en