O ator Ramón Valdés morreu em 9 de agosto de 1988, aos 63 anos, na cidade do México. Ele não resistiu a um câncer de estômago. O artista ganhou fama e carinho do público em toda a América Latina ao interpretar o Seu Madruga na série de televisão mexicana "Chaves" ("El Chavo del Ocho").
Família de comediantes
Valdés pertencia a uma família famosa de comediantes no México, que incluía seus irmãos Germán Valdés (conhecido como "Tin-Tan"), Antonio ("El Ratón Valdés") e Manuel Valdés ("El Loco Valdés"). Em 1968, ele conheceu Roberto Gómez Bolaños (intérprete e criador do Chaves), que o convidou a trabalhar em programas como "Os Supergênios da Mesa Quadrada" (1968), "Chespirito" (1970) e "Chapolin Colorado (1973") no qual interpretava vários papéis. No entanto, foi na produção "Chaves" (1971) que Valdés ganhou fama internacional, ao dar vida ao Seu Madruga.
Seu Madruga foi um dos personagens mais queridos e memoráveis de "Chaves". Ele era um senhor de meia-idade, desempregado, que alugava uma casa na vila onde morava, mas nunca tinha dinheiro para pagar o aluguel. O personagem era conhecido por sua preguiça, por evitar o trabalho a todo custo e, ao mesmo tempo, por seu bom coração. Ele era um verdadeiro símbolo da luta diária contra as adversidades da vida.
O carisma natural de Valdés deu a Seu Madruga uma mistura única de humor, tristeza e ternura. Sua habilidade para fazer as pessoas rirem enquanto se identificavam com as dificuldades cotidianas do personagem foi uma das principais razões para o sucesso duradouro da série.
Em 1979, Ramón Valdés deixou o elenco de "Chaves" devido a conflitos contratuais e outras insatisfações. Após deixar o elenco, Ramón ficou um tempo se dedicando a projetos pessoais. Em 1981, no entanto, Ramón Valdés voltou a trabalhar com Roberto, desta vez com o seriado Chespirito. Porém, Ramón permaneceu menos de um ano no programa.
Em 1982, o ator passou a trabalhar com Carlos Villagrán (Quico) na Venezuela, a convite do próprio Carlos, que também havia saído do programa "Chaves" em 1979. Nos últimos anos de vida, Valdés dedicou-se a viajar com seu circo por todo o México.