O movimento Occupy Wall Street (OWS, ou "Ocupe Wall Street) foi um protesto que começou em 17 de setembro de 2011, no Zuccotti Park, no distrito financeiro de Wall Street, em Nova York. Alguns, no entanto, alegam que a semente inicial do movimento teria ocorrido um pouco antes, no dia 1 de agosto, com um nu performático de um artista chamado "Ocularpation: Wall Street". A revista Adbusters, de caráter anticonsumista e pró-meio ambiente, organizou a chamada para o protesto inspirada nos movimentos árabes para a democracia.
As principais reivindicações do movimento eram a desigualdade social e econômica, a ganância, a corrupção e a grande influência de empresas sobre o governo, particularmente do setor de serviços e o financeiro. O slogan da OWS era "Nós somos os 99%", referindo-se à desigualdade de distribuição de renda e riqueza nos EUA, comparado com 1% mais rico da população. Para atingir seus objetivos, realizaram uma ocupação permanente de Wall Street.
Ao longo dos últimos meses de 2011, uma onda de protestos semelhantes espalhou-se por diversas cidades dos EUA, como Boston, Chicago, Los Angeles, Portland e São Francisco. O movimento também ocorreu na Europa e outras partes do mundo.
Os manifestantes foram forçados a sair do Parque Zuccotti em 15 de novembro de 2011. Depois de várias tentativas frustradas de voltar a ocupar o local original, os manifestantes voltaram seu foco para a ocupação de bancos, sedes corporativas, faculdades e universidades.