Inicio

Muro de Berlim é aberto pela primeira vez

Por History Channel Brasil em 02 de Dezembro de 2020 às 16:21 HS
Muro de Berlim é aberto pela primeira vez-0

Mais de dois anos depois da construção do Muro de Berlim pela Alemanha Oriental, em torno de 4 mil moradores de Berlim Ocidental foram autorizados a passar para o outro lado em um dia como este, ano de 1963. Um acordo entre as duas partes da cidade possibilitou que mais de 170 mil passes fossem emitidos para os cidadãos de Berlim Ocidental. Cada passe permitia uma visita de um dia ao lado comunista de Berlim Oriental.

O dia foi marcado por momentos de comoção e propaganda. A construção do Muro de Berlim em agosto de 1961 separou famílias e amigos. Finalmente, filhos puderam encontrar seus pais, mesmo que apenas por um curto período de tempo. Contudo, ainda era possível sentir as tensões da Guerra Fria. Cada visitante recebeu um folheto que explicava que o muro havia sido construído para "proteger nossas fronteiras contra os ataques hostis dos imperialistas" e da "cultura ocidental decadente", incluindo "filmes de faroeste" e "histórias de gângster".

Do lado de Berlim Ocidental, muitos jornais repreenderam os visitantes, alegando que eles eram peões de propaganda da Alemanha Oriental. Editoriais argumentaram que os comunistas usaram essa manobra para ganhar aceitação da Alemanha Ocidental de uma divisão permanente da Alemanha.


Imagem: Domínio Público