Em um dia como este, no ano de 1929, nascia em Bruxelas, na Bélgica, Edda van Heemstra Hepburn-Ruston - que mais tarde seria conhecida por legiões de fãs de cinema como Audrey Hepburn. Filha de um banqueiro de inglês e de uma baronesa holandesa, Hepburn foi "descoberta” em 1951 pelo escritor francês Colette, em Mônaco. Ele insistiu para Hepburn ser escalada para o papel-título da versão da Broadway de seu romance Gigi. Foi a estreia da jovem atriz nas superproduções musicais da famosa avenida de Nova York.
Eu decidi, desde muito cedo, apenas aceitar a vida incondicionalmente.
O sucesso de Hepburn em Gigi a levou diretamente para o filme A Princesa e o Pebleu (1953). Por sua interpretação de uma jovem princesa obstinada que se apaixona por um jornalista, Hepburn ganhou o Oscar de Melhor Atriz. Durante a próxima década, Hepburn esteve em outras obras que foram grandes sucessos como Sabrina (1954), Cinderela em Paris (1957) e Amor na Tarde (1957).
O sucesso é como atingir um importante aniversário e descobrir que você é exatamente o mesmo.
Uma de suas atuações mais marcantes, contudo, foi como Holly Golightly em Bonequinha de Luxo (1961), que rendeu a Hepburn sua quarta indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Hepburn marcou a quinta indicação ao Oscar com Um Clarão nas Trevas (1967), filme produzido por seu então marido, Mel Ferrer (eles se casaram em 1954). Um pouco depois, ela deixou de lado a dedicação integral à sua carreira de atriz para passar mais tempo em sua casa na Suíça. Hepburn e Ferrer tiveram dois filhos e se divorciaram em 1968. Depois, ela se casou com Andrea Dotti Hepburn, um psiquiatra italiano, e no ano seguinte tiveram um filho. Depois de se divorciar de Dotti, Hepburn começou um relacionamento com Robert Wolders, um ator holandês, em 1980.
Eu sou metade irlandesa, metade holandesa e eu nasci na Bélgica. Se eu fosse um cachorro, eu estaria em uma bagunça dos infernos!
Eu nunca penso em mim como um ícone. O que está na mente de outras pessoas não está na minha mente. Apenas faço as minhas coisas.
Audrey Hepburn
Foto: via Wikimedia Commons