No dia 31 de julho de 1965, nascia, em Yate, South Gloucestershire, na Inglaterra, Joanne Rowling, mais conhecida no mundo inteiro como JK Rowling, autora e criadora da célebre série de livros Harry Potter. Ela deu início à saga no final dos anos 1990 e, desde então, foram sete livros de Harry Potter que se tornaram best sellers internacionais, vendendo mais de 400 milhões de cópias e traduzidos para mais de 60 idiomas. Os livros também geraram uma série de filmes, videogames e outras mercadorias que fez de Rowling uma das pessoas mais ricas da indústria do entretenimento.
Rowling frequentou a Universidade da Inglaterra de Exeter, onde estudou francês. Mais tarde, trabalhou para a Anistia Internacional em Londres e como instrutora de idiomas em Portugal. A idéia de Harry Potter surgiu para Rowling quando ela estava andando de trem de Manchester para Londres, na Inglaterra, em 1990. Ela começou a escrever o primeiro livro naquela noite. Rowling terminou a obra enquanto vivia em Edimburgo, na Escócia, onde ela vivia como mãe solteira e lutou contra depressão. Seu manuscrito completo foi recusado por vários editores antes que ela chegasse a um acordo para publicação do livro pela editora Bloomsbury, em agosto de 1996.
O primeiro livro de Harry Potter foi lançado na Grã-Bretanha, em 1997, sob o título de Harry Potter e a Pedra Filosofal. No ano seguinte, o livro foi lançado nos Estados Unidos. Crianças e adultos foram cativados pela história do menino bruxo de óculos Harry, seus amigos Ron Weasley e Hermione Granger, suas aventuras na Escola Hogwarts e a luta de Harry contra o seu inimigo Lord Voldemort.
Em 16 de novembro de 2001, o primeiro filme de Harry Potter, Harry Potter e a Pedra Filosofal, estreou nos Estados Unidos, tornando-se sucesso de bilheteria. O sétimo e último livro de Harry Potter (de acordo com o plano pré-determinado de Rowling), Harry Potter e as Relíquias da Morte, chegou às livrarias dos EUA em 21 de julho de 2007. Como todos os livros anteriores de Harry Potter, também virou filme em seguida. Até o momento, os filmes do menino mago são os mais bem sucedidos financeiramente na história, ultrapassado as sagas de Star Wars e James Bond.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons