No dia 18 de dezembro de 1878, nascia em Gori, Império Russo, o ditador soviético Joseph Stalin. Nascido com o nome de Iosif Vissarionovich Dzhugashvili, ele ficou órfão muito pequeno. Em 1899, Stalin entrou para a luta clandestina dos socialistas russos contra o regime czarista, depois de ter sido expulso do seminário eclesiástico, onde estudou por causa de suas idéias revolucionárias.
Em 1903, após a divisão do Partido Social Democrata, ele entrou para a facção bolchevique liderada por Lenin. Participou ativamente da Revolução de outubro 1917 e, cinco anos depois, foi nomeado secretário-geral do Partido Comunista. Após a morte de Lenin, Stalin enfrentou Trotsky na briga pela sucessão do líder.
Finalmente, Stalin conseguiu chegar ao poder e, uma vez lá, introduziu uma ditadura pessoal que estava longe ideologicamente do que foi declarado na Revolução de 1917. A partir desse momento até sua morte, Stalin governou a União Soviética sob um regime totalitário. Durante a sua ditadura, a URSS assinou um pacto de não-agressão com a Alemanha nazista. Após a guerra, ele realizou com êxito o programa nuclear soviético e o programa espacial. Stalin morreu em 5 de março de 1953, em Moscou, em 73 anos de idade.
Imagem: By JStalin_Secretary_general_CCCP_1942.jpg +/−Reproduction Number: LC-USW33-019081-CUnited States. Office of War Information. Overseas Picture Division. Washington Division. Farm Security Administration - Office of War Information Photograph Collection.derivative work: Gaeser (JStalin_Secretary_general_CCCP_1942.jpg) [Domínio público], via Wikimedia Commons