Um dos mais populares escritores da atualidade no Brasil, Luis Fernando Verissimo nascia em um dia como hoje, em 1936, em Porto Alegre. Conhecido por suas crônicas e textos de humor, com publicações em vários jornais e revistas do país, Verissimo é também cartunista, tradutor, roteirista e músico - toca saxofone. Ele possui mais de 60 títulos publicados e é filho de outro escritor também muito popular, o saudoso Érico Verissimo.
Eu era contra a crase até aprender a usá-la. Hoje, eu a defendo, para não concluir que perdi meu tempo.
Luis Fernando Veríssimo
Sua popularidade cresceu bastante a partir da década de 80, com o livro "O Analista de Bagé", um fenômeno de vendas em todo o país. Depois passou a publicar uma página semanal de humor na revista Veja. Em 1983, lançou um novo personagem de muito sucesso, a Velhinha de Taubaté, definida como "a única pessoa que ainda acredita no governo".
Os sucessos de vendas dos seus livros e textos acompanharam a sua carreira e, em 2006, quando completou 70 anos, ele alcançava a marca de mais de 5 milhões de exemplares vendidos. Sem dúvida, é um dos escritores brasileiros de maior consagração do país.
Imagem: via Wikimedia Commons