Conhecido no mundo inteiro por seus livros de terror, o escritor norte-americano Stephen King nasceu em Portland, Maine, em 21 de setembro de 1947. Em sua carreira de sucesso, já teve mais de 20 obras adaptadas para o cinema. Entre seus livros, destacam-se Carrie, A Estranha; O Iluminado; Christine; À Espera de um Milagre; O Apanhador de Sonhos; e It: A Coisa. O autor também já escreveu roteiros para várias séries na televisão.
Assim como seus livros, a vida de King é cheia de reviravoltas. Ele foi abandonado pelo pai quando tinha dois anos, e sua mãe lutou para sustentar seus dois filhos. Ele era doente quando criança e desenvolveu um amor pelos livros. King estudou inglês na Universidade do Maine, onde conheceu sua esposa, Tabitha.
Após a faculdade, o casal vivia em um trailer enquanto King dava aulas, trabalhava em uma lavanderia e escrevia quatro romances, todos rejeitados. Desanimado, desistiu de seu quinto livro até que sua esposa o incentivou a tentar novamente. Em 1973, recebeu US$ 2.500 pelo livro Carrie, A Estranha. Poucos meses depois, ganhou US$ 420 mil pelos direitos da obra. O livro foi um sucesso de vendas, assim como seus romances subsequentes.
Apesar do sucesso, King teve que lutar contra seus próprios demônios. Na década de 80, ele se juntou aos Alcoólicos Anônimos e lutou contra o vício em cocaína. Em junho de 1999, ele estava passeando perto de sua casa, em Maine, quando foi gravemente atingido por um furgão desgovernado. King ficou gravemente ferido. Passou por operações nos quadris, pelve e costelas. Enquanto isso, conseguiu escrever uma novela, vários contos e um livro de memórias. Apesar dos obstáculos, nunca parou com sua atividade de escritor.
Imagem: Everett Collection / Shutterstock.com