O desenho animado do Papa-léguas e do Coiote era criado em um dia como este, no ano de 1949, para o estúdio Warner Bros, que o apresentava ao público pela primeira vez. Muitos fãs aproveitam a data para celebrar o aniversário do clássico desenho da televisão. A dupla é uma criação do diretor de arte Chuck Jones, que teve a ideia para o desenho no ano anterior, em 1948. A história foi desenvolvida pelo escritor Michael Maltese.
Em vez de usar o seu instinto natural selvagem, o sempre faminto Coiote bola planos mirabolantes e absurdos para tentar capturar a sua presa, o Papa-léguas, no meio deserto norte-americano. A ideia de Chuck Jones foi fazer uma paródia da tradicional disputa entre "gato e rato", de desenhos animados como Tom e Jerry.
O Papa-Léguas, por sua vez, consegue escapar ileso de todas as armadilhas. Esperto e veloz, ele faz com que o Coiote seja pego em suas próprias emboscadas. O desenho não possui diálogos, com exceção do "bip-bip" do Papa-léguas. Também aparecem algumas palavras escritas, geralmente, por parte do Coiote.