No dia 15 de dezembro de 1993, estreava nos cinemas norte-americanos o filme A Lista de Schindler, estrelado por Liam Neeson e com direção de Steven Spielberg. A produção é baseada em uma história verídica de um empresário alemão que salva a vida de mais de mil judeus poloneses durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.
O filme foi indicado a 12 Oscars e levou para casa sete estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Foi a primeira vez que Spielberg foi agraciado com o prêmio após ter sido indicado à categoria com os filmes Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Os Caçadores da Arca Perdida (1981) e ET: O Extraterrestre (1982).
A Lista de Schindler foi uma adaptação do livro Arca de Schindler (1982), de Thomas Keneally, sobre o empresário católico Oskar Schindler, que salvou um grande número de judeus durante o Holocausto, empregando-os em uma fábrica fornecedora do exército alemão. O filme foi co-estrelado por Ben Kingsley, como contador judeu de Schindler, e Ralph Fiennes, que interpretou um malévolo oficial nazista.
Imagem: via Wikimedia Commons