A primeira linha telefônica de emergência do mundo começou a funcionar em 30 de junho de 1937, em Londres, na Inglaterra. Para ser atendido, bastava ligar para o número 999. Inicialmente, o serviço estava disponível para moradores de um raio de 19 quilômetros da região de Oxford Circus.
O sistema foi introduzido após um incêndio em uma casa em Wimpole Street, em 10 de novembro de 1935, que resultou na morte de cinco mulheres. Um vizinho tentou telefonar para os bombeiros, mas ele ficou na lista de espera da central telefônica. Depois disso, ele escreveu uma carta indignada ao jornal The Times. A repercussão fez com que o governo abrisse um inquérito sobre o caso.
Dois anos depois, o sistema foi implementado. Quando alguém ligava para o serviço, uma campainha tocava e uma luz vermelha piscava em uma central para atrair a atenção do operador. O número 999 foi escolhido pela facilidade de discagem. Mesmo no escuro ou sob a fumaça de um incêndio, seria possível ligar rapidamente para relatar uma emergência.
Inicialmente, o público foi aconselhado a usar o serviço para notificar ocorrências de crimes. A primeira prisão - por roubo - ocorreu uma semana depois de o sistema entrar em vigor. Após a Segunda Guerra Mundial, o sistema foi estendido às principais cidades do Reino Unido. A partir de 1976, o número de emergência passou a cobrir todo o território britânico.
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