Charles III foi coroado monarca do Reino Unido em 6 de maio de 2023 durante uma cerimônia cheia de pompa e circunstância na Abadia de Westminster, em Londres. Aos 73 anos, o 62º monarca britânico a servir nos últimos 1.200 anos é a pessoa mais velha a ascender ao trono. Ele sucedeu sua mãe, a rainha Elizabeth II, que morreu em em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos.
𝐓𝐡𝐞 𝐂𝐫𝐨𝐰𝐧𝐢𝐧𝐠 𝐨𝐟 𝐓𝐡𝐞 𝐊𝐢𝐧𝐠
The Archbishop of Canterbury places St Edward’s Crown on The King’s anointed head. The clergy, congregation and choir all cry ‘God Save The King’.#Coronation pic.twitter.com/kGrV3W0bky— The Royal Family (@RoyalFamily) May 6, 2023
Início da vida
Nascido em 14 de novembro de 1948, no Palácio de Buckingham, o príncipe Charles Philip Arthur George foi o primeiro filho da então princesa Elizabeth e do príncipe Philip e neto do rei George VI. Em 6 de fevereiro de 1952, aos 3 anos de idade, ele se tornou herdeiro quando sua mãe ascendeu ao trono. Aos 4 anos, ele apareceu sentado entre a rainha-mãe e a princesa Margaret na cerimônia de coroação de Elizabeth dando início a uma vida sob os holofotes.
Os pais de Charles optaram por mandá-lo para a escola, tornando-o o primeiro herdeiro a receber uma educação externa, em vez de professores particulares. Ele frequentou várias escolas, incluindo um internato particular na Escócia e dois períodos como estudante de intercâmbio em Melbourne, na Austrália.
Charles também foi o primeiro herdeiro da coroa britânica a obter um diploma de bacharel, frequentando o Trinity College, na Universidade de Cambridge, de 1967 a 1970. Ele estudou arqueologia, antropologia e história. Foi nessa época, em 1969, que, aos 20 anos, recebeu o título de Príncipe de Gales.
Seguindo os passos de seu pai, avô e bisavôs, Charles serviu na Marinha Real de 1971 a 1976, onde pilotou helicópteros, primeiro treinando como piloto da Força Aérea Real e, posteriormente, servindo como comandante do caça-minas HMS Bronington.
Quando jovem, Charles praticava esportes como polo e equitação, além de ser frequentemente fotografado surfando, esquiando e participando de outras atividades esportivas.
Charles ajudou a fundar mais de 20 instituições de caridade. As causas que ele apoia publicamente são majoritariamente relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade e mudança climática, além de saúde e medicina alternativa, educação e artes.
Casamento e divórcio
Charles começou a namorar Lady Diana Spencer em 1980, quando ela tinha 19 anos e ele 31. Ele conheceu Diana três anos antes, enquanto namorava sua irmã mais velha, Sarah. Em fevereiro de 1981, o noivado foi anunciado, causando um frenesi na mídia sobre o relacionamento. Quando questionada durante uma entrevista na TV se eles estavam apaixonados, Diana respondeu: "Claro", enquanto Charles disse: "O que quer que 'apaixonado' signifique".
Eles se casaram em 29 de julho de 1981, na Catedral de St. Paul, em uma cerimônia assistida por um recorde de 750 milhões de telespectadores em todo o mundo. O primeiro filho do casal, o príncipe William, nasceu em 21 de junho de 1982, e o príncipe Harry nasceu dois anos depois, em 15 de setembro de 1984.
Amada pelo público por sua beleza, charme e trabalho humanitário, Diana teve o apoio do público quando o casal se separou em 1992. A simpatia do público por ela aumentou ainda mais em 1994, depois que Charles admitiu seu caso longa data com Camilla Parker Bowles. “Éramos três neste casamento”, respondeu Diana mais tarde. Charles e Diana se divorciaram em 1996. De forma trágica, Diana morreu em um acidente de carro em Paris em 31 de agosto de 1997, junto com seu companheiro, Dodi Al-Fayed e o motorista Henri Paul.
Em 2004, Charles e Camilla anunciaram seu noivado e se casaram no ano seguinte, quando ela recebeu o título de Duquesa da Cornualha.
Ascensão e Coroação
Quando a rainha Elizabeth morreu aos 96 anos, depois de reinar como a monarca mais longeva da Grã-Bretanha, Charles imediatamente se tornou rei, com uma proclamação oficial ocorrendo em 10 de setembro. Charles se tornou o 40º monarca coroado na Abadia de Westminster desde que a cerimônia é realizada no local, há 900 anos. Como rei, ele passou a ser chefe da Commonwealth (Comunidade das Nações), que inclui 54 países. Em 14 deles, além do Reino Unido, Charles também é chefe de estado.
Com a ascensão de Charles, seu filho William herdou o antigo título de seu pai, Príncipe de Gales e tornou-se o herdeiro do trono. O título de Camilla mudou para Rainha Consorte. Charles tem cinco netos: o príncipe George (próximo na linha de sucessão depois de William), a princesa Charlotte e o príncipe Louie, todos filhos do príncipe William e Kate Middleton; e Archie e Lilibet, filhos do príncipe Harry e Meghan Markle.