No dia 10 de dezembro de 2009, Avatar, um filme épico de ficção científica, dirigido por James Cameron (o mesmo de Titanic), fez sua estreia mundial em Londres e, mais tarde, se tornaria o filme de maior bilheteria da história. Estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver, a produção foi elogiada por sua tecnologia e também por seu conceito artístico. Recebeu nove indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor, e foi agraciado com três estatuetas - melhor efeito visual, cinematografia e direção de arte.
Situado no ano 2154, Avatar conta a história do deficiente e ex-fuzileiro naval Jake Sully, que é recrutado para ajudar a conquistar e colonizar Pandora, uma lua distante, que possui um depósito mineral cobiçado por pessoas na Terra, cujos recursos de energia estão quase esgotados. Pandora é habitada pelos Na'vi, um grupo de amantes da natureza e de pele azul. Cameron, inclusive, contratou um lingüista para criar uma linguagem única para o povo Na'vi. Utilizando um avatar para explorar Pandora porque o ar é tóxico para os seres humanos, Jake se apaixona por uma princesa Na'vi, torna-se um nativo e trabalha para os Na'vi na luta contra a destruição de Pandora.
Cameron escreveu o roteiro de Avatar em 1994, porém, naquele momento não existia a tecnologia para produzir o filme como ele queria. Nesse meio tempo, escreveu e dirigiu Titanic, blockbuster de 1997, que ganhou 11 Oscars e se tornou o primeiro filme a arrecadar mais de US$ 1 bilhão internacionalmente. Antes de Titanic, Cameron dirigiu filmes de sucesso como O Exterminador do Futuro (1984), Aliens (1986) e O Segredo do Abismo (1989) e tornou-se conhecido pelo uso criativo de efeitos especiais.
Imagem: By TheCuriousGnome (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons