Histórico: pesquisadores revelam texto oculto em pergaminho de Herculano
![Histórico: pesquisadores revelam texto oculto em pergaminho de Herculano-0](/sites/history.uol.com.br/files/styles/wide/public/images/2025/02/07/Pergaminho%20-%20Herculano%20-%20Carbonizado%20-%20History%20Channel%20Brasil.jpg)
Pesquisadores anunciaram um avanço sem precedentes na recuperação de textos da Antiguidade. Pela primeira vez, foi possível gerar uma imagem detalhada do interior do pergaminho, um dos três rolos carbonizados preservados na Biblioteca Bodleiana, em Herculano, que foi soterrada pela histórica erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. A tragédia destruiu aquela cidade e Pompeia.
Desafio do Vesúvio
A imagem obtida revela uma grande porção do papiro e colunas de texto, contendo cerca de 26 linhas cada. Enquanto estudiosos da Universidade de Oxford trabalham na interpretação, o projeto Vesuvius Challenge (Desafio do Vesúvio) convida pesquisadores de todo o mundo a contribuir com a decifração completa do conteúdo. Entre as palavras já traduzidas, destaca-se o termo grego διατροπή, que significa “desgosto” e aparece duas vezes no texto.
We recently partnered with @bodleianlibs and @UniofOxford and are thrilled to share some exciting news!
— Vesuvius Challenge (@scrollprize) February 5, 2025
Tons of new text, huge segmentations, and updates on the state of ink detection and segmentation: https://t.co/3iSJ1NaA2W
More to come soon! pic.twitter.com/9GzS5O9Yd1
Desde a digitalização do pergaminho em 2024, cientistas têm usado inteligência artificial para reconstruir as imagens e aprimorar a legibilidade dos caracteres. O objetivo é refinar ainda mais a visualização e, possivelmente, alcançar o final do papiro, onde pode estar registrado o título da obra.
“É um momento incrível na história, à medida que bibliotecários, cientistas da computação e estudiosos do período clássico colaboram para ver o invisível. Os avanços surpreendentes na imagem e na IA estão permitindo que enxerguemos dentro de pergaminhos que não foram lidos há quase 2.000 anos”, disse Richard Ovenden, da Biblioteca Bodleian, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Os textos que estão sendo decifrados foram encontrados em 1750 nas ruínas da biblioteca de uma vila que pode ter pertencido a Lúcio Calpúrnio Piso Caesoninus, sogro de Júlio César. Em 2023, o investidor em tecnologia Nat Friedman se juntou a um grupo de pesquisadores para criar o Desafio do Vesúvio, oferecendo US$ 1 milhão em prêmios a quem conseguisse decifrar os textos. Os participantes tiveram acesso a scans de raios-X 3D das metades superiores de dois pergaminhos intactos de Herculano, bem como imagens de outros três papiros.