No dia 21 de setembro de 1912, Harry Houdini, um dos mais famosos ilusionistas da história, fazia a sua primeira apresentação do famoso show “Cela Chinesa de Tortura na Água” ou “Cela de Tortura na Água”. O espetáculo aconteceu no Circo Busch, em Berlim, na Alemanha. Houdini, no entanto, gostava de chamar a apresentação de maneira mais simples: “De cabeça para baixo” (em inglês Upside Down ou pela sigla USD).
Na performance, os pés de Houdini eram trancados em um bloco, e o escapista era baixado de cabeça para baixo em um tanque cheio de água. A cela, de mogno e de metal, possuía uma frente de vidro, que permitia ao público observar claramente Houdini. No entanto, no ponto da apresentação, uma cortina ocultava sua fuga. Houdini obteve os direitos autorais deste espetáculo, que foi apresentado até o ano de sua morte, em 1926.
Nascido em 24 de março de 1874, em Budapeste, na Hungria, Ehrich Weiss, mais conhecido pelo nome artístico de Harry Houdini, ficou particularmente conhecido pela sua habilidade em abrir rapidamente cadeados e outros tipos de trancas, dentro de caixas e tanques fechados tanto dentro quanto fora da água. Houdini, que havia migrado com a família ainda pequeno para os Estados Unidos, alcançou enorme sucesso. Além de sua habilidade para escapar de correntes, ele também ficava vários minutos dentro da água sem respirar.
Sua morte, contudo, aconteceu justamente em função de suas virtudes, após apresentar um número de sua "incrível resistência torácica", para estudantes em Montreal, no Canadá. Ele foi golpeado por um dos estudantes, um boxeador amador, quando ainda não estava com os seus músculos preparados. Os golpes romperam o apêndice de Houdini que, uma semana depois, morreu em um hospital de Detroit, no dia 31 de outubro de 1926, aos 52 anos.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons