Inicio

Nasce Isabel Allende: escritora, ativista, filantropa e feminista

Por History Channel Brasil em 21 de Julho de 2022 às 11:25 HS
Nasce Isabel Allende: escritora, ativista, filantropa e feminista-0

Uma das autoras de língua espanhola mais lidas do mundo, Isabel Allende nascia em 2 de agosto de 1942, em Lima, no Peru. Filha de pais chilenos, ela se mudou ainda pequena para o Chile, onde viveu boa parte da infância. Isabel ganhou reconhecimento mundial com a publicação de sua primeira obra, "A Casa dos Espíritos", em 1982. Desde então, já lançou mais de 25 outros livros, como "Filha da Fortuna", "Paula", "O Amante Japonês", "Longa Pétala de Mar", e o mais recente "Violeta", lançado em 2022, que conta a história de uma mulher independente que nasce durante uma pandemia, e morre em outra.

Seus livros são aclamados pela crítica e já foram traduzidos para mais de 42 idiomas, incluindo o português do Brasil, país onde Isabel também é bastante reconhecida. Em todo o mundo já são mais de 75 milhões de livros vendidos. Suas obras entretém e educam os leitores trazendo histórias intrigantes atreladas a acontecimentos históricos importantes. 

Além de seu trabalho como escritora, também dedica grande parte de seu tempo aos direitos humanos. Após a morte de sua filha Paula, em 1992, criou uma fundação em homenagem a ela, dedicada à proteção e empoderamento de mulheres e meninas.

Mais de 8 milhões de pessoas já assistiram às suas palestras no TED Talks sobre como levar uma vida apaixonada. Em 2014, o então presidente estadunidense Barack Obama lhe entregou a Medalha Presidencial da Libertade, um dos títulos civis mais importantes do país. Em 2018 recebeu a Medalha de Honra do
National Book Award (premio nacional de Literatura dos EUA), por sua contribuição ao mundo das letras. Isabel atualmente vive na Califórnia.

Imagens
Lori Barra/Divulgação
Fontes
Biografia Oficial Isabel Allende (https://www.isabelallende.com/)