Carro que se move por levitação magnética alcança 230 km/h em teste na China
Pesquisadores de uma universidade chinesa começaram a testar carros que se movem pela tecnologia conhecida como maglev (levitação magnética). Esse processo consiste em suspender no ar algum objeto contra a ação da gravidade utilizando campos magnéticos de ímãs ou supercondutores. Nos testes, um dos veículos alcançou a velocidade de 230 km/h.
Levitação magnética
Segundo a agência governamental de notícias Xinhua, o projeto está sendo desenvolvido pela Universidade Southwest Jiaotong. Os pesquisadores modificaram carros tradicionais, instalando neles uma matriz de ímãs permanentes para levitação. Enquanto isso, a estrada onde foram feitos os testes foi pavimentada com um trilho condutor, permitindo com que os veículos flutuassem.
A #maglev vehicle technology test saw a 2.8-tonne car float 35 millimeters above the road and run on a highway in #Jiangsu, east China. A permanent magnet array was installed for levitation. pic.twitter.com/7vWc8TvJpn
— QinduoXu (@QinduoXu) September 12, 2022
Ao todo, oito carros foram testados em um trecho de 7,9 quilômetros de uma rodovia na província de Jiangsu. Os veículos de 2,8 toneladas flutuaram 35 milímetros acima da estrada, atingindo uma velocidade máxima de aproximadamente 230 km/h. Os testes foram organizados pelas autoridades locais de transporte e tiveram como objetivo estudar o design das estradas e as medidas de segurança para condução em alta velocidade.
Deng Zigang, professor que atua no projeto, espera que a tecnologia possa ajudar a reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia dos carros no futuro. Atualmente, a tecnologia maglev vem sendo testada em trens em diversos locais do mundo. A única linha comercial desse tipo de trem funcionando hoje em dia opera em Xangai.